O projeto

O retrato hoje é popular. Está presente em quase todas as sociedades ocidentais como instrumento de identificação, registro ou afirmação de si e do outro. Ele é capaz de dar luz a novos indivíduos, torná-los reais para si e a quem os observa. A cada observador um novo ser. O retrato em fotografia tem principalmente a credibilidade, em pintura, a admiração. À medida que se cria, recria indivíduos. Transforma-os. Talvez não revele a identidade, mas se não o fizer, a constrói.

Olhar a sociedade através de seus rostos. Na multiplicidade da selfie digital, qual é o lugar do retrato na pintura e na arte contemporânea? A visibilidade diferenciada que o retrato pictórico proporciona foi o tema do projeto “Retratos Contemporâneos”, proposto pelo artista Éder Oliveira e viabilizado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 2015, do Ministério da Cultura. 

As ações do projeto ocorreram de 08 a 12 de novembro de 2016, em Belém (PA), e contaram com a presença de 04 artistas brasileiros que trabalham com o gênero: Armando Sobral (PA), Éder Oliveira (PA), Ernesto Bonato (SP) e Fábio Baroli (MG). 


ARMANDO SOBRAL (PA)

Artista plástico graduado pela Fundação Álvares Penteado. Foi cofundador do Atelier Piratininga (SP), professor da UFPA e coordenador do atelier de gravura do Curro Velho (PA). Fundou o Atelier do Porto (PA).

ÉDER OLIVEIRA (PA)

Artista plástico licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas pela UFPA.  Pintor por ofício, desenvolve trabalhos relacionando retratos, identidade e marginalização, tendo como foco o homem amazônico.

ERNESTO BONATO (SP)

Pintor, gravador, fotógrafo e curador. Possui graduação e mestrado pela ECA/USP. Cofundador do Atelier Piratininga (SP). Concebe e orienta cursos de desenho e gravura em instituições.

FÁBIO BAROLI (MG)

Bacharel em artes plásticas pela UNB. Utiliza principalmente a pintura para desenvolver sua poética, que lida com conceitos da apropriação, erotismo e regionalismo.


Programação


Lançamento da publicação Retratos Contemporâneos + Pocket show de Lucas Estrela

A publicação que será lançada conta com um texto do curador convidado, Divino Sobral, sobre o mesmo tema, além de trabalhos e ensaios dos artistas participantes do projeto.

08.03.17 (quarta-feira), 19h, na Associação Fotoativa

Acesse e baixe a publicação online neste link.


Conversa: O Retrato Contemporâneo

Os artistas Armando Sobral (PA), Éder Oliveira (PA), Ernesto Bonato (SP) e Fábio Baroli (MG) conversaram com o público a respeito da produção contemporânea de retratos pictóricos nas artes visuais, a partir de seus trabalhos, pesquisas e poéticas. A conversa foi mediada pela curadora Marisa Mokarzel (PA).

08.11.16 (terça-feira), 19 às 20h, no Centro Cultural Sesc Boulevard.


Práticas Abertas

Nas Práticas Abertas, diariamente um artista mostrou ao público parte de seu fazer no âmbito do retrato e da figura humana. A metodologia variou entre a exposição do processo criativo e a demonstração prática com cada artista, em um ambiente propício para a experimentação e a troca de experiências.

09.11.16, 09 às 12h, com Armando Sobral

10.11.16, 09 às 12h, com Fábio Baroli

11.11.16, 09 às 12h, com Éder Oliveira

12.11.16, 09 às 12h, com Ernesto Bonato

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard.


Obs: A programação foi acessível em LIBRAS.


Inscrições

Programação gratuita.

* Para o "Lançamento da publicação Retratos Contemporâneos + Pocket show de Lucas Estrela" não é necessário realizar inscrição. 

* Para a "Conversa: Retratos Contemporâneos" realizada no dia 08 de novembro de 2016 não foi necessário realizar inscrição. 

* Para as "Práticas Abertas", as inscrições foram encerradas em 02 de novembro de 2016.



Contato

Debb Cabral (ASCOM): debbrabelo@gmail.com | (91) 99254-2347


 

Using Format