Projeto Retratos Contemporâneos lança publicação

Evento ocorre nesta quarta na Fotoativa e contará com pocket show

 Novembro de 2016 foi marcado por intensos debates sobre o lugar do retrato na pintura contemporânea, graças ao Projeto Retratos Contemporâneos, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, do Ministério da Cultura. Agora será lançada a publicação com mesmo tema nesta quarta-feira (08), às 19h, na Associação Fotoativa. O evento contará, ainda, com um pocket show do músico paraense Lucas Estrela. 

O Projeto Retratos Contemporâneos realizou ano passado, em Belém, uma roda de conversa com o público e práticas abertas com os artistas Armando Sobral (PA), Éder Oliveira (PA), Ernesto Bonato (SP) e Fábio Baroli (MG), que funcionaram como workshops. Mostrou-se que o retrato pictórico, além de exigir um tempo maior para a sua produção, vem, principalmente, do desejo de se comunicar com o outro. Um olhar duplo, para dentro e para fora, para o outro e para si mesmo. Ao final, são as diversas horas e trocas que ficam fixas para sempre na tela através das pinceladas. No site www.ederoliveira.net/retratoscontemporaneos é possível ver como foi a programação. 

 A publicação que será agora lançada conta com um texto do curador convidado, Divino Sobral, sobre o mesmo tema, além de trabalhos e ensaios dos artistas participantes do projeto. Essa é uma forma da memória do projeto ficar registrada de uma maneira mais perene, além de servir como fonte de pesquisa em artes para todos aqueles interessados no assunto e na produção dos artistas mencionados. No evento de lançamento haverá a distribuição gratuita de exemplares publicados pela editora Edições do Escriba.

SERVIÇO: Projeto Retratos Contemporâneos lança publicação. Data: 08 de março de 2017. Horário: 19h. Local: Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19 – Campina). O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, do Ministério da Cultura. Contato: (91) 99254-2347 e debbrabelo@gmail.com (Debb Cabral - ASCOM). 

Using Format