Os desafios da pintura na Prática Aberta com Eder Oliveira
November 15, 2016O encontro da manhã de 11 de novembro, terceiro dia de Práticas Abertas do Projeto Retratos Contemporâneos, foi seu idealizador. Eder Oliveira pintou ao vivo e compartilhou com os participantes as dificuldades ligadas ao daltonismo bem como as soluções que encontrou para seguir pintando, por exemplo, a escala de tons de uma mesma cor.
Oliveira, que é acostumado a pintar grandes murais nas ruas da capital paraense, disse que trabalhar usando as telas como suporte exige atenção e cuidados maiores. “A rua tem uma adrenalina e uma tensão que meio que te obriga a acertar sempre”, afirmou.
Por conta do daltonismo, Eder usa muito a luz e a sombra, além de fazer um rascunho detalhado antes de iniciar a pintura. “Como eu trabalho muito o desenho, eu já sei como tudo vai ficar”, explicou.
O cuidado em preservar as características do homem amazônico em seus retratos é um desafio constante, bem como o fato de trabalhar a imagem e a identidade deste. “Eu estou começando a investigar essa função do retrato e acho que finalmente estou conseguindo alcançar o seu lugar”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO
Ainda será realizada uma Práticas Abertas com o artista paulista Ernesto Bonato, além de visitas à ateliers de Belém. O Projeto Retratos Contemporâneos foi proposto por Éder Oliveira e viabilizado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 2015, do Ministério da Cultura.
*Por Debb Cabral (ASCOM)