As possibilidades cromáticas na Prática Aberta com Fábio Baroli
November 14, 2016A manhã de 10 de novembro, segundo dia de Práticas Abertas do Projeto Retratos Contemporâneos, começou com todos os presentes atentos às palavras de Fabio Baroli. O artista mineiro iniciou falando sobre combinação e diluição de cores para que os participantes tivessem o entendimento de como funciona o círculo cromático, tão essencial na pratica pictórica.
Fabio mostrou alguns de seus trabalhos e contou que faz uma grande pesquisa visual antes de produzir uma obra, porém depois que começa a pintar o faz por horas ininterruptas. “Meu processo é muito imediato, eu não costumo voltar muito no trabalho”, afirmou.
Assim como no primeiro dia de Práticas Abertas, os outros artistas convidados também compareceram e participaram da ação. O momento em que Baroli pintou ao vivo foi marcado por uma interação muito preciosa, na qual duvidas foram respondidas à medida em que surgiam.
“Quando eu comecei, eu tinha uma vontade enorme de fazer, mas não entendia o porquê”, acrescentou o artista ao falar de sua trajetória. Ele começou a considerar o seu trabalho na pintura a partir de 2005, mas foi só em 2007 que se voltou para ela integralmente.
Impermanência, anonimato e invisibilidade são alguns de seus temas. “Vendeta” é uma de suas series que se deriva de um ato performático e do relacionamento com a sua comunidade de origem em Ubatuba (MG). Já na série “Semblantes” podemos ver a expressão das pinceladas. Pessoas sem maquiagem e nuas, o mais natural possível. Apropriação e erotismo, tanto visuais quanto textuais estão presentes em suas obras.
PROGRAMAÇÃO
Durante a semana ainda serão realizadas Práticas Abertas com os artistas Eder Oliveira e Ernesto Bonato, além de visitas à ateliers de Belém. O Projeto Retratos Contemporâneos foi proposto por Éder Oliveira e viabilizado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 2015, do Ministério da Cultura.
*Por Debb Cabral (ASCOM)